O regresso do deserto

Acordamos com o nascer do sol, e cada um a seu modo guarda na sua memoria os momentos ali passados, a alguns não apetece partir já, mas há que cumprir o que está determinado, por isso preparamos os nossos dromedários para o regresso, aguarda-nos um almoço em casa de uma família típica do deserto, onde vamos degustar pizzas berberes, para além do convívio que nos é proporcionado. Antes do esperado almoço, houve tempo ainda para tomar um reforçado pequeno-almoço, e tempo também para alguns tomarem um banho na piscina do hotel, e descansar um pouco.
Uma visita a uma cooperativa local depois do almoço, onde nos foram mostrados alguns trabalhos de tapeçaria daquela região, aproveitando nós, a oportunidade para gastar mais uns quantos dirhams. Durante a tarde a maior parte do grupo aproveitou para relaxar.

Partida de Merzouga

De manhã bem cedo, saímos em direcção às Gargantas do Todra, com o tempo suficiente para fazer mais algumas compras e almoçar.
O destino seguinte é Ait-Ben-Haddou onde iríamos pernoitar.
Ait-Ben-Haddou é um exótico Ksar, e fica a cerca de 30 km de Ouarazate. O Ksar é um habitat pré-Sahariano tradicional e consiste num grupo de edifícios de terra rodeados por paredes altas. É um local já descoberto pela Unesco, por realizadores de cinema, historiadores, poetas, etc., pelo seu encanto medieval e também pela sua energia tão peculiar.
Sentimos o calor do Pôr-do-Sol no ponto mais alto deste local, em dia de Lua Nova, aproveitamos para fazer pedidos por escrito, que seriam mais tarde queimados. Partilhar com o grupo a experiência vivida no deserto, foi o que alguns fizeram, antes de dormir, espera-nos mais uma viagem, com partida bem cedo.

Sem comentários: